A busca por uma imagem pessoal autêntica e que reflita nossa essência é constante, especialmente para mulheres maduras que desejam um visual elegante e atemporal. O visagismo do rosto é uma técnica que harmoniza a beleza natural através do corte de cabelo ideal, do design de sobrancelhas, dos penteados e das maquiagens que destacam e respeitem sua singularidade.
Prazer, meu sou Mahyana, Consultora de Imagem e neste guia completo, você vai conhecer os arquétipos faciais, uma das ferramentas usadas dentro do visagismo para mapear o rosto e aprimorar a imagem pessoal. Atenção: Esses arquétipos não têm ligação com o conceito da psicologia de padrões comportamentais de Carl Gustav Jung
O que são Arquétipos Faciais
Os arquétipos faciais são padrões visuais que categorizam as características do rosto, como formato, linhas e proporções. Eles se referem a características físicas que podem ser realçadas ou suavizadas para criar uma imagem harmoniosa.
Existem dois tipos de arquétipos visuais faciais: masculino e feminino, que não estão diretamente relacionados ao gênero da pessoa. Uma mulher pode ser muito feminina e ainda possuir alguns traços do arquétipo masculino, o que não interfere em sua beleza.
A importância de descobrir seu arquétipo facial
Conhecer seu arquétipo facial é fundamental para entender as proporções do seu rosto, identificar seus pontos fortes e pontos a serem equilibrados. Essa informação é valiosa para realizar escolhas que vão criar uma marca visual pessoal. Ao descobrir seu arquétipo facial, você poderá:
Realçar sua beleza natural: Escolhendo elementos que valorizem seus traços e proporções.
Criar um visual harmonioso: Equilibrando as características do seu rosto para uma aparência mais agradável e sofisticada.
Expressar sua personalidade: Através de um estilo que reflita sua essência e te faça sentir confiante.
Como descobrir meu arquétipo facial
Para descobrir seu arquétipo facial, observe as características do seu rosto e identifique quais se encaixam melhor nos arquétipos masculino e/ou feminino. Se você tiver mais características de um dos tipos, esse será seu arquétipo dominante. A primeira etapa é identificar quantas características de cada arquétipo seu rosto possui, se você possuir 3 ou mais características de um dos tipos, é provável que esse seja o seu arquétipo dominante.
Embora uma análise profissional de visagismo seja o ideal para um resultado preciso e personalizado, as informações que você encontrará aqui serão um excelente ponto de partida para sua jornada de autoconhecimento.
Arquétipo facial masculino
Esse arquétipo possui características ósseas angulares ou proeminentes, com linhas retas e traços marcantes que são mais observadas nas seguintes áreas:
Maçãs do rosto proeminentes
Mandíbula angular
Queixo marcado
Ponte do nariz mais comprida
Olhos mais próximos
Lábios com contornos bem definidos
Proporção da dos terços médio e inferior mais longos
Arquétipo facial feminino
Esse arquétipo possui estrutura óssea menos proeminente, traços mais suaves, contornos arredondados que parecem mais carnudos e chamativos. Podemos ver esses atributos nas seguintes características:
Formato do rosto arredondado
Mandíbula e queixo sem definição
Queixo mais curto do que a proporção facial
Proporção do terço médio do rosto mais curta
Lábios, olhos e nariz com bordas arredondadas
Peso visual facial
É possível que você tenha características dos dois arquétipos, por isso a próxima etapa é descobrir o peso visual das suas características faciais. A intensidade visual se refere ao impacto que seus traços causam na percepção geral da sua aparência. Esse impacto visual pode ser alto, médio ou baixo, e influencia na escolha de cores, texturas e estilos que mais te favorecem.
Alto peso visual: Quando as características faciais têm mais presença, são mais proeminentes e nítidas, dando a impressão de chamarem mais atenção. Rostos com alto peso visual exalam carisma e ficam ótimos com makes pesadas.
Médio peso visual: Quando o rosto possui características equilibradas sem elementos muito marcantes ou muito suaves demais, que resultam em uma aparência harmônica e versátil. Por exemplo: Maçãs do rosto pouco destacadas, nem angulares ou redondas, mandíbula e testa proporcionais.
Baixo peso visual: Quanto mais suaves são as características faciais e menos evidentes, menor seu peso visual. Rostos com baixo peso visual trazem leveza, calma e refrescância e ficam melhores com makes mais naturais.
Descobrir meu ponto de impacto visual e estilo
Todos conhecemos alguma celebridade que parece ter se transformado em outra pessoa, mas não por conta de diversas intervenções, mas por ter mudado apenas uma pequena característica do rosto. Todos temos um ponto de impacto estético e precisamos identificá-lo, por que é através dele que acontece a maior transformação.
Leve em consideração também seu estilo facial primário (romântico, clássico, dramático, natural e exótico), que é fortemente influenciado por qualquer uma das suas outras características, que podem estar no formato de rosto, olhos, nariz, boca, queixo ou sobrancelhas.
Qual é o seu objetivo visual?
Agora que você conhece melhor seu rosto, decida qual será seu objetivo: maximizar, balancear ou mudar seu arquétipo, para isso, verifique novamente as características do seu arquétipo e identifique qual delas tem maior impacto visual no seu rosto. Por exemplo: um nariz chamativo, seja pelo tamanho ou formato, que atrai mais atenção do que qualquer outra parte do seu rosto será o seu ponto de impacto, e o seu ponto de partida.
Dicas para cada objetivo de estilo
Para os rostos com alto peso visual, o melhor método é balancear, pois é mais fácil construir todo um visual de estilo baseado no seu arquétipo primário. É possível criar por exemplo um contraste de estilos como o romântico com sensual sem causar estranheza
Maximizar: Esse é o método mais simples de praticar, e é ideal para as pessoas de baixo a médio peso visual. Você vai precisar apenas intensificar suas características, aqui é importante conhecer seu estilo primário de imagem, para poder replicar no rosto, evite os excessos e mantenha uma harmonia na comunicação visual como um todo.
Balancear: Como o nome sugere, balancear suas características significa harmonizar diferentes elementos do rosto ou da imagem como um todo, criando uma aparência mais agradável e coerente. O objetivo do balanceamento é suavizar características que se destacam demais e ressaltar as menos proeminentes.
Transformar: Se você tem o arquétipo feminino e quer trazer um peso do masculino, você pode utilizar cores mais escuras ou brilhantes em maquiagem e acessórios robustos, isso pode aumentar o peso visual do rosto e de áreas como os olhos ou lábios, fazendo com que se destaquem mais. Por outro lado, cores neutras, linhas curvas e suaves podem diminuir o peso visual, criando um efeito mais discreto.
É possível mudar de Arquétipo?
Com o passar do tempo, é natural que nossos rostos se transformem. A perda de elasticidade, a diminuição do volume facial e até mesmo as escolhas de estilo de vida podem alterar nossas características e proporções. No entanto, isso não significa que seu arquétipo facial seja imutável.
Com algumas técnicas e truques, é possível transitar entre os arquétipos. Maquiagem, corte de cabelo, penteados, roupas, cores e até mesmo a postura são ferramentas para criar uma nova impressão visual e expressar diferentes facetas da sua personalidade.
Criando um Visual Style
Em pose de todas essas informações, agora você pode criar sua marca de estilo visual através da maquiagem por exemplo. Nossos rostos são indiscutivelmente a primeira coisa que as pessoas notam, ou seja, crie um Branding pessoal como se fosse uma empresa.
Usos dos Arquétipos
Geralmente, nas artes, rostos com arquétipos femininos são escolhidos para papéis principais, enquanto os rostos com arquétipos masculinos são frequentemente escolhidos para papéis coadjuvantes, pois esse se utiliza das suas características únicas para trazer carisma
Conclusão
Na Consultoria Imagem nada são regras, o importante é alinhar todas as características da pessoa com seu estilo pessoal, gostos, estilo de vida e os objetivos da imagem geral do cliente. Esses recursos são excelentes guias para o uso de técnicas de visagismo na maquiagem, escolha de acessórios, estilo de cabelo, roupas, cores e outros elementos para equilibrar e realçar o que há de melhor em cada um.
Conte nos comentários qual o seu arquétipo e não esqueça de compartilhar essa pérola de artigo, vamos levar informações as nossas amigas!