Desde suas origens como uma pequena oficina de selaria em Paris até se tornar uma das marcas de luxo mais icônicas do mundo, a Hermès tem uma história rica e fascinante. Descubra a linha do tempo mais completa que você pode encontrar de uma das marcas de luxo mais antigas do mundo.
Primeira Geração
1801 - Nasce o criador da marca Thierry Hermès em 10 de janeiro em Krefeld, Alemanha.
1821 - Os pais de Thierry falecem e ele se muda para Normandia.
1828 - Thierry casa com Petronille Pierrtant em 17 de abril e no mesmo ano eles se mudam para Paris.
1831 - Em 15 de março nasce o filho de Thierry, Charles-Émile Hermès.
1837 - Abertura da primeira loja Hermès na Rue Basse-du-Rempart no bairro Grands Boulevards em Paris.
1867 - A marca ganha o primeiro prêmio na Exposição Universal de Arte e Indústria de Paris.
1878 - Thierry falece em Neuilly-sur-Seine, na França e seu filho assumi a empresa.
Segunda Geração
1880 - Charles-Émile Hermès, filho de Thierry, assumi a gestão da empresa. Ele muda a loja para um novo endereço, 24 Rue du Faubourg Saint-Honoré, onde permanece até hoje.
1878 - Thierry falece em Neuilly-sur-Seine, na França e seu filho Charles-Émile assumi a empresa.
1880 - Charles-Émile começa a expandir seus negócios, focando em vendas internacionais e atendendo a elite europeia, incluindo a Rússia.
Década 1890 - Hermès fornece produtos para a realeza europeia, incluindo o Czar Nicolau II.
1892 - Lançamento da bolsa Haut à Courroies criada por Charles-Émile.
Terceira Geração
1902 - Charles-Émile se aposenta e seus filhos Émile-Maurice e Adolphe Hermès assumem a empresa.
1912 - Émile-Maurice cria um relógio de pulso para sua filha Jacqueline.
1914 - Émile-Maurice viaja para os Estados Unidos em busca de couro para produzir peças para a cavalaria francesa; Durante uma visita a fábrica da Ford, Émile-Maurice conhece o zíper pela primeira vez e solicita uma patente exclusiva para a Europa.
1918 - Émile-Maurice desenvolvimento a primeira jaqueta com Fermeture Éclair para o Príncipe de Gales Edward.
1919 - Adolphe vende sua parte da empresa para seu irmão e a empresa volta a seu nome original, apenas Hermès.
1920 - Lançamento de um casaco equestre em veludo com matelassê, forrado em seda e com abotoamento frontal.
1922 - Em uma viagem ao Canadá, Émile-Maurice fica fascinado pelo sistema de fechamento de uma viatura militar e obteve a exclusividade do fecho éclair; A marca começa a fabricar diversos tipos de bolsas, sacolas, cintos, coleiras para cachorro, porta-cartões, carteiras e chaveiro.
1922 - Émile-Maurice cria uma bolsa com zíper para sua esposa chamada le sac pour l'auto.
1923 - Lançamento da primeira bolsa com zíper futuramente intitulada Bolide.
1925 - Surgi a primeira vestimenta masculina, um blusão de golfe.
1927 - O genro de de Émile-Maurice, Robert Dumas propõe introduzir joias à marca.
1928 - Lançamento dos primeiros relógios Hermeto criados pela empresa Suíça Movado; Lançamento da coleção Hermès Maison feita em parceria com Jean-Michel Frank, um designer de interiores, apresentando mobiliário em couro como a famosa cadeira Fauteuil 412 e a poltrona Fauteuil 414.
1935 - Robert Dumas desenvolve a bolsa Sac à Dépêches (Bolsa para Despesas), inspirado na bolsa Haut à Courroies.
1937 - Lançamento do primeiro lenço de seda chamado Jeu des Omnibus et Dames Blanches desenvolvido por Robert Dumas.
1938 - Émile-Maurice cria para sua filha uma pulseira composta de várias âncoras de relógios de bolso, resultando no lançamento da bracelete Chaine d'ancre (Corrente de Âncora).
1942 - Devido à escassez do pigmento marrom, Émile-Maurice adotada a cor laranja como substituta para representar a marca.
1949 - Lançamento das primeiras gravatas Hermès feitas à mão.
1950 - Criação do logotipo inspirado na ilustração de Alfred de Dreux intitulada "Le Duc Attelé et groom à l'attente"; Criação da divisão Hermès Parfum por Jean-René Guerrand.
1951 - Émile-Maurice falece em 30 de janeiro em Neuilly-sur-Seine, uma comuna situada ao oeste de Paris
Quarta Geração
1951 - Os genros de Émile-Maurice, Robert Dumas e Jean-René Guerrand assumem a empresa.
1951 - Lançamento do primeiro perfume da marca: Eau d'Hermès, um perfume unissex criado por Edmond Roudnitska.
1954 - A atriz Grace Kelly torna a bolsa Sac à Dépêches famosa ao usar durante as filmagens do filme To Catch a Thief de Alfred Hitchcock e continuou a usá-la após o filme.
1959 - A designer Catherine Chaillet desenvolve a bolsa Constance, batizada em homenagem à sua filha recém-nascida.
1960 - Jacqueline Kennedy começa a ser frequentemente vista usado os lenços de seda Hermès.
Década 1960 - Leïla Menchari, formada pela escola de Belas Artes de Túnis e de Paris, se junta a Annie Beaumel para com ela criar as vitrines da loja do Faubourg-Saint-Honoré.
1967 - Lançamento da primeira coleção de Prêt-à-Porter feminino criada por Catherine de Karolyi. É ele quem cria a célebre fivela em forma de H.
1973 - Lançamento da publicação intitulada Die Welt von Hermès na Alemanha, que narra a história da marca.
1975 - Robert Dumas lança o relógio de pulso Kelly, inspirado na icônica bolsa Kelly; Lançamento da primeira revista Le Monde d’Hermès na França.
1976 - A marca se aventura na fabricação de calçados com o renomado sapateiro John Lobb.
1977 - A bolsa Sac à Dépêches é renomeada para Bolsa Kelly.
1978 - Robert Dumas falece em 10 de novembro em Neuilly-sur-Seine, oeste de Paris.
Quinta Geração
1978 - O filho de Robert Dumas, Jean-Louis Dumas, assume a presidência e funda a divisão de relojoaria La Montre Hermès, que produz e distribui os próprios relógios; Lançamento dos relógios Arceau, Clipper, Heure e Dressage.
1979 - A perfumista Françoise Caron desenvolve o perfume unissex Eau d'Orange Verte com suas notas frescas e cítricas de laranja e verde.
1980 - Jean-Louis lança outros produtos para casa, incluindo móveis, cobertores, almofadas, pratos de jantar e outros acessórios para casa e itens de decoração.
1984 - Jean-Louis cria a icônica bolsa Birkin após um encontro inusitado com a atriz e cantora inglesa Jane Birkin em um avião.
1987 - Fogos de artifício sobre a Pont-Neuf celebraram os 150 anos da empresa, iniciando uma tradição anual de inspiração festiva nas criações da marca.
1992 - O ateliê de couro muda do 24 Faubourg-Saint-Honoré para um novo espaço claro e espaçoso em Pantin, próximo a Paris.
1995 - Jean-Louis fortalece os laços com fornecedores, adquirindo participações em fabricantes de cristaleiras e prataria francesas renomadas, como Puiforcat, Saint-Louis e Périgord.
1997 - Jean-Louis contrata o designer Martin Margiela como diretor criativo da linha de prêt-à-porter feminino.
1999 - Hermès adquiri uma participação de 35% na casa de moda Jean-Paul Gaultier, em uma de suas primeiras aquisições fora da sua própria marca.
2000 - Abertura da loja na Madison Avenue, em Nova York, Estados Unidos.
2001 - Abertura da loja em Ginza, Tóquio, Japão, com um ambiente de tijolos de vidro desenhado por Renzo Piano.
2002 - Lançamento da primeira unidade de e-commerce nos Estados Unidos.
2002 - A sobrinha de Jean-Louis Dumas, Pascale Mussard, torna-se diretora criativa e co-diretora artística ao lado de Pierre-Alexis Dumas.
2003 - Jean-Louis começa a delegar mais responsabilidades para Patrick Thomas e seu filho, Pierre-Alexis Dumas.
Geração não familiar
2003 - A marca enfrenta os primeiros conflitos, e pela primeira vez, a liderança da empresa é assumida por alguém de fora da família: Patrick Thomas; Martin Margiela sai da empresa, seguido pela contratação de Jean Paul Gaultier.
2005 - Lançamento da unidade de e-commerce na França.
2006 - Em janeiro, Jean-Louis Dumas se aposenta oficialmente devido a problemas de saúde; Abertura da loja no Dosan Park, em Seul, Coreia.
2008 - A Fondation d’entreprise Hermès é criada por Pierre-Alexis Dumas, promovendo apoio à criação, savoir-faire, preservação do planeta e solidariedade.
2010 - Jean Paul Gaultier deixa a marca, sendo substituído por Christophe Lemaire como diretor artístico das coleções femininas; O grupo LVMH secretamente adquiri 17,1% das ações da empresa; Abertura de primeira loja-conceito, chamada Maison Hermès, no Rive Gauche de Paris.
2011 - Pascale Mussard deixa a posição de diretora criativa para se dedicar exclusivamente à linha Petit H que foi lançada em 2010 com o objetivo de utilizar materiais sobrantes de outras coleções; Lançamento da coleção Jean-Michel Frank para a sua linha Maison Collection.
Sexta Geração
2012 - A Hermès volta ao controle familiar com Axel Dumas, neto de Jean-Louis Dumas, representando a sexta geração da família no comando.
2013 - O atelier de couro se ampliou com a criação da Cité des Métiers Hermès, um projeto que incluiu vários edifícios interligados por jardins temáticos.
2014 - A mudança e ampliação do ateliê de couro para Pantin, feita pela agência RDAI, recebe o prêmio l’Équerre d’argent; Abertura da loja em Xangai, China.
2015 - Criação da divisão Hermès Horizons, que desenvolve uma variedade de objetos exclusivos e sob medida, como jukeboxes, boomboxes, alto-falantes portáteis, mesas de DJ e, em parceria com a Apple, a coleção Apple Watch Hermès.
2016 - Christine Nagel assumi o papel de perfumista, trabalhando ao lado de Jean-Claude Ellena; Apresentação da exposição Crafting Time, celebrando a fabricação de relógios.
2017 - O grupo LVMH decidi abandonar a aquisição de ações da empresa, encerrando um conflito de longa data entre as duas marcas de luxo.
2018 - Lançamento da coleção Himalayan, inspirada nas montanhas do Himalaia, apresentando peças únicas de couro de crocodilo exótico em tons de branco e cinza; Em 22 de janeiro, Pascale Mussard deixa a direção criativa e a linha Petit H, sendo substituída por Godefroy de Virieu.
2019 - A marca chega na Polônia, com uma grande loja em Varsóvia.
2020 - Apresentação da exposição Despair to be Reborn em seu atelier; Lançamento da linha Hermès Beauty de maquiagens e cosméticos . Com destaque para o batom Rouge Hermès, com 24 tons; Forte crescimento na Ásia; Retorno do evento Saut Hermès em Paris.
2021 - Inauguração da 19ª unidade de artigos em couro em Guyenne (Gironde) e criação da Escola Hermès do Conhecimento (CFA).
2022 - Inauguração da nova maison na 706 Madison Avenue, no Upper East Side.
2024 - A Hermès relatou um aumento significativo nas vendas, com receitas crescendo e mais 280 funcionários contratados. A marca também inaugurou sua 23ª oficina de couro em Riom, Puy-de-Dôme, e investiu em novas capacidades de produção e na criação de novos empregos.
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Artigo: História da marca Hermès
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