top of page
Mahyana Nascimento

Bolsa Birkin da Hermès é destaque em exposição

A icônica bolsa Birkin original feita para Jane Birkin será destaque de exposição em Paris


Bolsa-Birkin-Hermès-Original

A partir de 30 de outubro de 2024, Paris será o cenário de uma celebração inigualável do luxo e da moda com a exposição "Excellence à Française", organizada pela casa de leilões Sotheby's. Esta exposição marca a inauguração da nova sede na rue du Faubourg Saint-Honoré e promete revelar os últimos sete segredos do lendário acessório da moda: a bolsa Birkin original.


casa-de-leilões-sothebys

Em 1984, Jean-Louis Dumas, então CEO da Hermès, encontra-se por acaso com a atriz e cantora inglesa Jane Birkin. Desse encontro nasce o esboço de uma bolsa espaçosa e prática, feita sob medida para as necessidades de Jane, dando origem à bolsa Birkin, um ícone de luxo e status. A bolsa foi inspirada no modelo Hermès Haut à Courroies, criado pela Hermès em 1892.


Jean-Louis-Dumas-Jeane-Birkin
Jean-Louis Dumas e Jane Birkin

A exposição oferecerá aos visitantes a oportunidade única de ver a icônica bolsa Birkin com a marca das iniciais JB, emprestada por Catherine B., dona da loja Les 3 marchesem exibição pela primeira vez na França. Além de destacar a bolsa, a exposição revelará os sete segredos que tornam essa peça tão especial. Os visitantes poderão explorar o processo de criação, a exclusividade e a fascinante história por trás desse design icônico.


Catherine-B-Bolsa-Birkin
Catherine B. com Birkin original

O protótipo original da Birkin, feito de couro de bezerro preto, foi doado por Jane em 1994 para um leilão beneficente em apoio à pesquisa sobre a AIDS. Essa peça histórica será exibida publicamente pela primeira vez desde 2018, quando esteve no Museu de Arte Moderna de Nova York, e em 2020, no Victoria and Albert Museum em Londres.


Sete segredos da Birkin original


A Birkin original possui características únicas que a diferenciam das versões produzidas desde então. Aqui estão alguns dos detalhes que serão revelados na exposição:


  1. Alça de Ombro: Enquanto as bolsas Birkin atuais possuem uma alça curta, a bolsa original de Jane Birkin tinha uma alça longa e fixa, permitindo que fosse carregada no ombro. Essa característica única não foi mantida nos modelos posteriores, exceto em uma edição limitada dos anos 90, onde a alça extra era removível.

  2. Tamanho Híbrido: A Birkin original criada para Jane era um híbrido dos tamanhos 40 e 35. Ela combinava a largura e altura de uma Birkin 35 com a profundidade de uma Birkin 40, resultando em um tamanho que nunca mais foi reproduzido.

  3. Anéis de Metal: Os anéis de metal na Birkin original são fechados, diferentes dos modelos mais recentes que possuem anéis abertos. Esta característica foi mantida apenas nos primeiros anos de produção.

  4. Material do Hardware: A Birkin original utilizava latão banhado a ouro, enquanto as versões posteriores passaram a usar uma variedade de materiais como ouro rosa, paládio e rutênio.

  5. Zíper Interno: O zíper da Birkin original foi produzido pela empresa "clair". Somente na década de 90, a Hermès começou a utilizar zíperes da empresa Riri, que produz os zíperes atuais das bolsas Birkin.

  6. Pregos Inferiores: Os pés ou tachas da bolsa Birkin original eram menores do que os usados atualmente pela Hermès, adicionando uma característica única à bolsa original.

  7. Cortador de Unhas: Jane Birkin adicionou um cortador de unhas preso a uma corrente dentro da bolsa, uma peculiaridade que refletia seu estilo prático e casual. Esta característica não foi replicada nas versões posteriores.




Jane Birkin


Jane Birkin tornou a bolsa famosa ao ser vista frequentemente em público, combinando-a com seu estilo casual e chic. Sua influência na moda e constante presença na mídia transformaram a Birkin em um ícone de status e desejo. Jane, que faleceu aos 76 anos em 16 de julho de 2023, refletiu sobre o impacto duradouro da bolsa em seu legado. Em 2020, ela disse à CNN que a Birkin se tornou um ícone atemporal, indissociável de seu nome e imagem:


“Você sabe, quando eu morrer, as pessoas não apenas se lembrarão de mim por ‘Je t’aime… moi non plus’, mas provavelmente falarão da bolsa”
Jane-Birkin-Bolsa-Birkin

Polêmicas


As bolsas Hermès são um símbolo de status entre celebridades e milionários. Modelos como a Birkin, Kelly e Constance são conhecidos por sua produção limitada e longas listas de espera. Recentemente, uma ação coletiva nos Estados Unidos acusou a marca de condicionar a venda das bolsas à compra de outros itens, o que pode violar regras comerciais. O modelo mais popular da Hermès pode valer mais em brechós de luxo do que na própria loja.


Hermès negou qualquer irregularidade, afirmando que as alegações são "longe de serem realistas" e que a empresa enfrenta uma intensa concorrência no mercado. A grife também mencionou que a estrutura de vendas é projetada para garantir a exclusividade e a qualidade dos seus produtos


Um encontro com a história da moda


Para os amantes da moda e colecionadores de luxo, essa é uma oportunidade imperdível de ver a bolsa Birkin original e mergulhar em sua fascinante história e design. Conheça a história da Hermès no link: A história completa da marca Hermès


Aproveite para conferir a leitura recomendada e esqueça de deixar seus comentários e compartilhe este artigo!


Livro-Como-entrei-na-lista-negra-da-Hermès
Como entrei na lista negra da Hermès: Minha Vida à Caça da Birkin, a Bolsa mais Deseja do Mundo

Comments


bottom of page